No que Cremos

As Escrituras

As Escrituras Sagradas, compostas do Antigo e Novo Testamentos, são inteiramente inspiradas por Deus, infalíveis na sua composição original e completamente dignas de confiança em quaisquer áreas que venham a se expressar, sendo também a autoridade final e suprema de fé e conduta. (Js 1:7-8; Sl 119:105; Mt 5:18; Jo 17:17; II Tm 3:16-17; II Pe 1:20-21).

O Deus Trino

Há um só Deus, eterno, todo-poderoso e perfeito, distinto em sua trindade:

Pai, Filho e Espírito Santo. (Dt 6:4; I Co 8:6; II Co 13:14; Ap 4:11).

O Deus Pai

Cremos que Deus é Espírito, que habita em luz inacessível, sendo o Criador e Mantenedor do universo, o Doador e Preservador da vida, Juiz de toda a terra, o Salvador, o Redentor, o Pai Eterno. (Gn 1:1-2; Ex 20:1-6; Is 43:10-12; Rm 1:20; I Tm 6:13-16; Hb 12).

O Deus Filho : Jesus Cristo – O Nazareno

Cremos que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, foi concebido por obra do Espírito Santo, tendo nascido de uma virgem. Cremos que Ele nasceu, cresceu e viveu sem pecado, morreu na cruz pelos pecados de toda a humanidade e ressuscitou ao terceiro dia para a justificação daqueles que creem. Cremos que Jesus Cristo assentou-se à direita do Pai, e age permanentemente em favor dos Seus como Sumo Sacerdote e Advogado. Cremos que Jesus batiza com o Espírito Santo e com fogo (batismo no Espírito Santo). Cremos que Jesus Cristo e o Pai habitam cada crente através da pessoa do Espírito Santo. (Is 7:14; Mt 1:18-25; Jo 1:2-4; At 1:9-11; Rm 3:24-25; I Co 15:3-4; Hb 1:8; I Pe 2:21-25; I Jo 2.1-2).

O Deus Espírito Santo

Cremos no Espírito Santo, Espírito Eterno, Pessoal e Criador, Espírito da Verdade e Consolador. Cremos que Ele foi derramado em plenitude no Pentecostes. Cremos que Ele convence do pecado, da justiça e do juízo, regenera, sela, habita, guia, ensina, santifica, consola, enche e reveste de poder o crente para a vida e para o serviço. Cremos que o Espírito Santo distribui dons como Lhe apraz para o proveito comum da Igreja, visando à edificação do Corpo de Cristo.(Jo 14:16-26; Jo 16:7-11; At 1:5-8; At 2:1-47; Rm 8:9; Ef 1:13-19; Ef 5:18; I Co 12:12-27).

Dons Extraordinários

Cremos no dom de línguas como manifesto no dia de Pentecostes, conforme Atos 2, quando os discípulos falaram das maravilhas do Senhor em idiomas desconhecidos por eles, mas conhecidos dos ouvintes provenientes de variadas partes do mundo.

Cremos que as instruções encontradas em I Co 14:26-28 e I Jo 4:1-3 disciplinam a prática do dom de línguas na igreja local.

Cremos no dom de cura através do qual Deus, como autor e criador da vida, pode curar pessoas de doenças e enfermidades como e quando quiser. O crente pode e deve como filho de Deus, orar com fé pela cura. A cura, no entanto, é um ato soberano de Deus. As Escrituras são claras ao afirmar que no mundo teremos aflições e que nem todo doente é curado; nestes casos, a Graça nos basta.

Cremos que Deus manifestou a Sua vontade através de profetas, homens de natureza falha, no entanto, inspirando neles a Sua Palavra.

Não cremos, nos dias de hoje, na existência de profetas como os que Deus suscitou para a produção das Escrituras. No entanto, Deus pode através de Seu Espírito revelar a seus servos um pecado, um pensamento, uma direção ou uma palavra relevante e urgente a uma situação específica. Um profeta para ser reconhecido como tal não pode jamais falhar em suas revelações.

Cremos que existem muitos falsos profetas, como advertem as Escrituras.  

Satanás

Cremos na existência pessoal e no poder limitado de Satanás, o Diabo, deus deste mundo, príncipe da potestade do ar, pai da mentira, a antiga serpente, o espírito que agora atua nos filhos da desobediência.

Cremos que Satanás foi derrotado na cruz e que seu tempo de atuação está contado. No entanto, ele trabalha incessantemente visando derrotar os crentes em Jesus Cristo, tentando-os, seduzindo-os, buscando desarmá-los, dividi-los, acusá-los e afastá-los da fé, além de muitas outras artimanhas e ciladas.

Cremos que ao cristão está assegurada a vitória diária sobre Satanás e suas astúcias através da oração vigilante, da fé inabalável na Palavra de Deus e de uma postura de resistência aos ataques do Diabo. O crente pode ser opresso pelo Diabo, mas não ser por ele possuído, se isto acontecer, há de se questionar a condição da pessoa e não da Palavra de Deus. Satanás não pode jamais arrebatar o filho de Deus das mãos do Pai.

Cremos, ainda, que o Diabo não é onipresente, nem onisciente, nem onipotente; seu império maligno será destruído na volta de Cristo para reinar mil anos sobre a terra. Satanás permanecerá acorrentado durante todo o milênio e, após breve período de liberdade, será para sempre lançado no lago de fogo e enxofre com todos os seus anjos. (Lc 22:31-32; Jo 14:30; Ef 2:2; Ef 6:10-12; II Co 4:4; 11:1-4, 13-15; I Tm 3:6-7; II Tm 2:26; I Pe 5:8-9; I Jo 5:18,19; Ap 12:10-12).

A Humanidade

Em Adão a humanidade foi criada à imagem e semelhança de Deus. Devido à queda de Adão, a humanidade tornou-se radicalmente corrupta e distanciada de Deus, perdida e moralmente degenerada. O essencial para o homem é a restauração de sua comunhão com Deus, a qual o homem é incapaz de operar por si mesmo; (Gn 1:26-27; Gn 2:17; Gn 3:16; ; Jo 3:36; Rm 3:9-23; I Co 15:21-22; Ef 2:1-3).

A Salvação

Cremos que o sangue derramado de Jesus Cristo, quando de Sua morte expiatória e a Sua ressurreição dentre os mortos constituem o único e suficiente fundamento da justificação e salvação de todos os que creem no Senhor Jesus Cristo, redimindo-os da culpa, pena, domínio e corrupção do pecado. Estes são os eleitos para a vida eterna, os que nasceram do Espírito Santo e se tornaram filhos de Deus. (Jo 1:12; Jo 3:16-36; Jo 5:24; Jo 10:27-30; Rm 5:9-10; Rm 8:1; Ef 1:3-14; Ef 2:4-10; Tt 3:4-7).

Ordenanças  

Cremos que o batismo nas águas (por imersão) e a ceia do Senhor são ordenanças a serem observadas pela Igreja, até Sua volta quando, então, estaremos com Ele.

Na igreja de Jesus Cristo

Cremos que a verdadeira Igreja é composta de todas as pessoas que foram regeneradas pelo Espírito Santo e pela semente incorruptível da Palavra de Deus, mediante a fé salvadora em Jesus Cristo. Cremos que a Igreja é a noiva e o corpo de Cristo, da qual Ele é o Senhor, o cabeça, e voltará dos céus para buscá-la e unir-Se a ela. Cremos que a missão da Igreja, dada por Deus, é proclamar o Evangelho a todas as pessoas e fazer discípulos de todas as nações. (At 2:41 -42;At 14:27; Rm 12:5; I Co 12:12 - 14;II Co 11:2;Ef 1:22-23;Ef 5:23-24).

A Volta de Cristo   

Cremos na volta pessoal e iminente do Senhor Jesus Cristo, sobre as nuvens para buscar a Sua Igreja (primeira ressurreição e arrebatamento), cremos que se aproxima o fim do mundo; que no último dia, Cristo descerá dos céus e levantará os mortos do túmulo para a recompensa final, cremos no estado eterno com novos céus e nova terra. Cremos que o juízo final determinará o destino eterno dos homens no céu ou no inferno. Cremos que a volta de Cristo tem poderosas implicações na vida do crente, levando-o a ser vigilante e a trabalhar com perseverança na expansão do Reino de Cristo. (Mc 13:32; Jo 14:3; I Co 15:20-28; I Ts 4:13-18; I Pe 1:7; I Jo 3:2,3).

Destino Eterno - Dos Salvos (eleitos) 

Cremos que todo aquele que crê no Filho de Deus não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

Cremos na ressurreição corporal dos fiéis, após o que cada crente comparecerá diante do Tribunal de Cristo para receber ou não um galardão conforme as suas obras. Os crentes reinarão na terra com o Senhor Jesus Cristo durante o milênio.

Cremos que Deus preparou novos céus e nova terra, onde os eleitos habitarão em eterna e perfeita felicidade com o Senhor.

Dos incrédulos (ímpios)

Cremos que os ímpios ressuscitarão após o reino milenar de Cristo (segunda ressurreição) para apresentarem-se diante do Grande Trono Branco e receberem a sua justa e eterna condenação (juízo final). Naquele dia todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Cristo é o Senhor.

Cremos no inferno, o castigo eterno de todos quantos não creram no Evangelho; a separação eterna, consciente e dolorosa de Deus; o lago de fogo e enxofre para onde também Satanás e seus anjos, bem como a besta e o falso profeta, serão lançados. (Mt 25:34-41; Jo 5:28-29; I Ts 4:16-17; II Ts 1:7-9; Ap 20:4-6, Ap 20:11-15).

Enquete

O que vocĂȘ achou do nosso novo site?

Vote

O que vocĂȘ achou do nosso novo site?

Fechar

Bíblia online

Estudos bíblicos

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”. Com essas palavras, escritas em Mateus 6.33, Jesus nos deixa claro a importância de O buscar em primeiro lugar. Encontre aqui reflexões e palavras que irão te abençoar nesta caminhada diária.

Estudos Bíblicos

A Igreja Batista Projeto Família é uma igreja direcionada à restauração e cuidado da família, que é a célula-mãe da sociedade.

Nossa missão é levar as pessoas a cultivarem um relacionamento com Deus ao invés de uma religião, provendo conhecimento e oportunidades para que estas entendam a vontade de Deus para suas vidas: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda sua alma e de todo o seu entendimento”. Este é o primeiro e maior mandamento!

Programação