Leia a Bíblia On-line:

Devocional

Primeiro Amor

27/11/2013
Daniel Schwartz

Primeiro Amor

Apocalipse 2.1-7 - Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.

Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores.

Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.

Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.

Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.

Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.


Com certeza todos nós já fizemos algum tipo de exame médico. O objetivo de um exame é diagnosticar se há algum problema que precisa ser tratado. Portanto, o exame médico é uma boa ilustração para entendermos como Deus nos examina e com isso nos conhece. Da mesma forma como um médico, Deus nos investiga para saber tudo o que se passa no nosso interior. O texto de hoje relata de uma igreja que foi examinada por Deus a fim de saber se havia algo a ser tratado. No inicio, os resultados foram bons, mas quando chegou a parte do amor, o resultado deu negativo. Por isso foi preciso remediar: voltar ao primeiro amor. Se Deus hoje examinasse você, qual seria o resultado? Será que o diagnóstico também apontaria para voltar ao primeiro amor?

Mas que amor é esse a que o nosso texto se refere? Trata-se daquele interesse, daquela paixão que temos por Deus principalmente no inicio da nossa caminhada de fé. Por isso se chama primeiro amor. É quando temos vontade de falar do amor de Deus para as outras pessoas. Quando temos sede de saber mais sobre a sua Palavra. É o amor que nos a ajudar onde for preciso dentro da obra de Deus. E é exatamente este amor que a igreja citada no texto perdeu. E sem este amor não adianta termos muito dinheiro ou conhecimento, pois estes não podem substituir a falta de amor. Deus a cada dia nos examina e prova os nossos pensamentos, unicamente para não deixar que o nosso amor por Ele esfrie. Também renova continuamente o seu amor por nós para que saibamos o quanto Ele nos ama. Deus não é como um médico que espera o paciente vir para ser examinado. Ele vai ao nosso encontro, examina-nos e, antes que seja tarde, nos trata. A vontade dEle é que permaneçamos neste amor, pois somente assim podemos permanecer em sua companhia.

contato@projetofamilia.org.br